Pages

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

JEC - Jornal, Escola e Comunidade

JEC

Jornal, Escola e Comunidade


JEC participa da Campus Party e traz novidades

Autor: Carolina Viana Morgado – 13/02/2012

DA REDAÇÃO

Um encontro inédito reuniu em São Paulo, na última semana, 300 educadores dos 27 estados do País: o Educaparty. Tivemos o privilégio de estar entre os convidados da Fundação Telefônica para participar do evento, realizado pela primeira vez no Brasil para discutir a integração entre educação e tecnologia. A Educaparty integra a Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo, que este ano reuniu 7 mil campuseiros no Anhembi, em São Paulo.

Os educadores participaram de uma intensa programação, entre dinâmicas de integração, oficinas, debates, palestras e fóruns. Um dos destaques foi o encontro com o pesquisador indiano Sugata Mitra, que trabalha no projeto Hole In The Wall. Ao distribuir computadores nas zonas mais pobres da Índia, Sugata demonstra que as crianças aprendem sozinhas a trabalhar com os equipamentos e, por isso, ele propõe uma nova maneira de ensinar: trocar as palavras professor e aluno por aprendiz. Ora o aluno aprende, ora o professor aprende.

O pesquisador abordou o uso da tecnologia durante o processo de ensino-aprendizagem e sugeriu uma série de atividades, inclusive utilizando o celular em sala de aula como elemento integrador da educação.

Debates sobre a influência das redes sociais, compartilhamento, consumo colaborativo, recursos educacionais abertos e a transformação dos ambientes e meios de aprendizagem fizeram parte do encontro. Assim como o JEC, outros seis programas de Jornale Educação da Associação Nacional de Jornais também participaram do encontro.

Os educadores do JEC ficarão por dentro das novidades trazidas do Educaparty no próximo dia 29, durante a Oficina de Boas Vindas do Programa, realizado em A Tribuna, apartirdas 14h30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola Britannica