Pages

domingo, 26 de fevereiro de 2012

JEC - A Tribuna


JEC

Jornal, Escola e Comunidade


Jovens pesquisam o carnaval no jornal

Autor: Carolina Viana Morgado

DA REDAÇÃO

“Oh! jardineira, por que está tão triste?/Mas o que foi que te aconteceu?/Foi a camélia que caiu do galho,/Deu dois suspiros e depois morreu./Vem jardineira! Vem meu amor!/Não fique triste que este mundo é todo teu./ Tu é muito mais bonita/ Que a camélia que morreu...”.

Esta e outras marchinhas fizeram parte da folia do Carnacap – o Carnaval de rua do Colégio Afonso Pena.

Na quinta-feira, os alunos do Colégio fizeram a festa no entorno da unidade, com uma parte da bateria do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Padre Paulo. De acordo com a direção da escola, o objetivo das atividades foi resgatar a cultura dos antigos bailes carnavalescos, através de marchinhas e do Carnaval de rua.

“Eles estã acostumados a dar início à atividades a partir da leitura diáia do jornal. Desta vez, fizemos uma divertida pesquisa sobre a tradição das escolas de samba, mas também sobre os antigos carnavais de rua”, ressalta a coordenado- ra da unidade, Ana Billi.

Os alunos do Colégio Afonso Pena produziram máscaras, banners, cartazes, enfeites e instrumentos musicais que foram inspirados em leituras de reportagens jornalísticas diárias. Essa é parte das ações do Programa Jornal, Escola e Comunidade, de utilizar o jornal em sala de aula também como fonte de pesquisa e direcionamento das atividades propostas.

Durante a iniciativa, os alunos prestaram homenagem ao então fundador da escola de samba, o padre Paulo Horneaux de Moura que, através de seu carisma, disseminou na comunidade conceitos de solidariedade, fraternidade e amor ao próximo.

Para a coordenadora da escola, Ana Billi, a atividade “resgatou valores da comunidade, homenageou uma pessoa importante e, em especial, envolveu todo o corpo docente e discente numa prática de valorização do povo brasileiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola Britannica