Pages

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Baú de Histórias

“Baú de Histórias” leva magia e aventura 
para dentro da E.M Célia Marina Dal Pozzo



Chegar à escola e encontrar um baú repleto de magia e aventura com ações que permitam ao aluno adentrar no mundo da imaginação sem sequer sair da sala. Isso é o que está acontecendo na E.M Célia Marina Dal Pozzo Borges que desde o mês de abril desenvolve por meio do projeto ‘Baú de Histórias’ atividades de incentivo à leitura Itinerante, o projeto está beneficiando alunos das escolas municipais e desde o ano passado circula pelas unidades para formar novos leitores. São mais de 70 títulos de diferentes autores da literatura infanto-juvenil, direcionados a estudantes do 5º ano a 8ª série.



Cada professor trabalha uma dinâmica diferenciada, mas com o mesmo foco, despertar no aluno o hábito pela leitura. O baú desembarca no imaginário da criança e é responsável por levar até ela histórias narradas de maneira lúdica e com intensas participações de personagens. Para iniciar as atividades na unidade, a professora de Língua Portuguesa e Inglesa, FrancianeJulie Schreiner reuniu os alunos para a abertura oficial do baú. Caracterizada, a educadora utilizou de artifícios simples como, enfeites, roupas e uma tenda que deu todo um clima místico à história. “A intenção é fazer que a leitura seja concentrada na unidade”, conta. Ela ainda acrescenta: “Vamos fazer com que o aluno sempre esteja em contato com o livro”.

Os alunos foram surpreendidos com o livro ‘Contos Árabes para Jovens de todos os Lugares’ da autora Maria Luísa Soriano Martins, que mostrou uma história cheia de fantasia. Na contação, a professora exibiu algumas novidades para prender a atenção.  “Pequei uma roupa diferente e abordei uma história que brinca com a imaginação dos estudantes”. 



A programação está inserida no cotidiano dos alunos de 5º ano a 8ª série com atividades como, ‘Roda de Leitura’, ‘Dramatização de Histórias’, ‘Oficinas de Artes – confecção de elementos da narrativa’, ‘Exposição de Livros’, ‘Varal Literário’ entre outras. Com a utilização do baú, os professores da unidade estarão envolvidos com ação até o término do projeto na escola.  

http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/maio/bau_historias_leva_magia_aventura_aos_alunos_EM_celia_marina_dal_pozzo_borges.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola Britannica