Pages

segunda-feira, 7 de junho de 2010

vencedor do concurso de redaçãoo - TV Tribuna - 3º lugar


6ª edição / 2010

Aluno(a): CRISTIAN MICHELLI

Escola: E. M CÉLIA MARINA DAL POZZO BORGES

Cidade: Itanhaém

Professor: KELLY CRISTINA MORAES
Sim, nós podemos
Redação

Sinceramente podemos fazer muita coisa para melhorar o trânsito. Podemos acabar com muitos dos seus problemas, mas apenas em união. Podemos sim, mas não nos esforçamos para isso. Começando pelos motoristas, que em sua grande maioria, cometem infrações, mesmo que para eles, essas sejam “insignificantes”. Poderia haver então mais testes e exames periódicos, para comprovar as habilidades dos motoristas. Além disso, devemos prestar mais atenção ao trânsito, pois o que está em jogo são as vidas de milhares e milhares de pessoas. No trânsito, qualquer erro, por menor que seja, pode ser fatal. Um erro significa um acidente, uma tragédia, e na pior das hipóteses: morte.

Devemos “apertar” a fiscalização, já que o único jeito de punir os motoristas que se fazem de bobos, e não se importam com o que pode acontecer. Não se pode pensar assim! Temos que parar de associar nosso trânsito a um cemitério... Ocorre também, em contrapartida, a existência dos fiscais corruptos. Esses devem ser punidos severamente, porque a má conduta tabe contribui para o aumento dos acidentes.

É fato que rua em boas condições para transitar, semáforos e uma sinalização clara, melhoram a situação do trânsito. Por isso, quanto mais atenção com os detalhes que cercam o trânsito menos transtornos para a população.

As leis dão idéia de respeito. Não é a toa que a Lei Seca fez cair consideravelmente o número de acidentes. A criação de mais leis deste tipo trará bons resultados.

Os pedestres também devem fazer sua parte e se comportando com mais vigilância sobre suas atitudes. Pedestres atentos, que respeitam as regras do trânsito – como só atravessar em faixas de pedestres segurando a mão dos menores; usar a passarela para atravessar as pistas – têm menos possibilidades de sofrerem acidentes de trânsito.

E por falar nos menores, eles poderiam se ensinados sobre as regras do trânsito desde os primeiros anos de escola. As crianças são espertas, aprendem rápido, se elas se familiarizarem com as regras do nosso trânsito desde pequenas, provavelmente, num futuro próximo, este “cemitério” vire um jardim. Pode parece difícil isso acontecer, e não adianta esperar por milagres, apenas juntos e tomando consciência dos problemas que a falta de responsabilidades no transito acarreta é que alcançaremos a paz no trânsito. Não é fácil, mas se me perguntarem eu responderei:

– Sim, nos podemos!

Um comentário:

  1. ele é meu amigo da escola aqui ..esse caraé super fodaa!

    ResponderExcluir

escola Britannica