Pages

terça-feira, 27 de março de 2012

Coluna JEC

JEC promove oficina sobre o ECA


Autor: Da Redação

Direito à vida e à saúde. Liberdade, respeito e dignidade. Convivência familiar e comunitária. Educação, cultura, esporte e lazer. Profissionalização e proteção no trabalho. Temas que fazem parte do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990 para garantir a defesa, formação e informarão das crianças e dos adolescentes.

E foi com este assunto que o JEC recebeu as escolas participantes do projeto para mais um encontro bimestral. Na ocasião, a coordenadora do JEC, Carolina Viana Morgado, apresentou aos professores vídeos representativos do Estatuto, além de proporcionar aos professores e coordenadores das escolas uma oficina. O intuito da atividade foi mostrar aos profissionais a importância da discussão do tema em sala de aula com o uso do jornal, em qualquer disciplina, além da integração entre as unidades.

Após a apresentação e discussão da temática, a equipe do JEC pediu aos coordenadores que selecionassem reportagens ligadas direta ou indiretamente aos direitos estabelecidos no Eca e produzissem uma atividade. Ao final da produção, os educadores trocaram entre si as atividades. O resultado será apresentado no próximo encontro do Programa, em 30/05.

Para Suely Alvo, professora de Língua Portuguesa da E.M Célia Marina Del Pozzo Borges, de Itanhaém, os encontros só engrandecem seus ensinamentos em sala de aula. “O jornal é um portador de textos e informações. Talvez, esse projeto de A Tribuna seja a única oportunidade para essas crianças manusearem o jornal, já que se tratam de crianças carentes”. Quanto ao assunto abordado no encontro a professora afirma que “é necessário conscientizar as crianças do que é certo e mostrar a elas a diferença entre liberdade e libertinagem”.

Nos encontros promovidos pelo JEC, as escolas que realizam trabalhos ligados aos temas propostos também podem apresentálos aos demais participantes, integrando cada vez mais as escolas e disseminando informações.

O CAMP Santos, que tem uma disciplina inteiramente ligada ao ECA, trouxe ao encontro cartazes representativos com charges e redações. O trabalho foi coordenado pela professora Marisa Moreira e teve como principal objetivo mostrar aos alunos da instituição o direito de cada um e, principalmente, encaminhá - los ao mercado de trabalho.

Todos os trabalhos desenvolvidos pelas escolas participantes estão ligados ao uso do jornal, uma vez que esta é a diretriz do JEC.

Um comentário:

escola Britannica