Pages

terça-feira, 6 de março de 2012

Coluna JEC - I Reunião


JEC

Jornal, Escola e Comunidade


Boas-vindas com inovação

e muita expectativa

Autor: Da Redação



Foi com o auditório lotado que o Programa Jornal, Escola e Comunidade deu boas-vindas às escolas participantes na última quarta-feira (29).Os diretores, professores e educadores que estiveram presentes acompanharam, de forma positiva e participativa, as palestras e dinâmicas que foram apresentas no evento.

A coordenadora do projeto, Carolina Viana Morgado, recebeu os educadores para reforçar os objetivos do projeto que, além da educação, tem como principal meta o incentivo à leitura. Na sequência, os profissionais assistiram a um vídeo do renomado educador Mario Sergio Cortella, sobre valores na educação e também a transformação dos estudantes do século 21.

Para reafirmar os valores e ensinamentos propostos pelo JEC, o professor universitário Alfredo Cordella, convidado do JEC, ministrou uma palestra sobre conceitos de Escolas Inovadoras. Para ele, um dos principais objetivos deste novo modelo de escola é o “controle de relevância”. Segundo o professor, com a quantidade de informações existentes nos meios virtuais, é de suma importância que as escolas ajudem a filtrar essas informações e não deixem que os jovens se percam em informações desnecessárias.

A professora Raquel Silva Yamanda, participante do JEC, falou da importância do programa na escola onde trabalha. “Não dá para fugir da necessidade de encarar os novos tempos em todos os setores da sociedade, especialmente na área da educação. Apoios como esse do JEC são fundamentais para atender a demanda das novas gerações”.

Também participou do encontro a Projetar Sustentabilidade, uma consultoria em educação ambiental, apresentada pelo educador ambiental Cássio Freitas. “Estar presente nesse projeto, ligado às escolas da Baixada Santista, é muito importante, já que a consultoria prestada pela empresa estava se limitando à região de São Paulo. O trabalho dos educadores ambientais é levar ao maior número de pessoas à conscientização, começando esta pelo seu ambiente”, ressalta Cássio.Tânia Aversi, que também faz parte da Projetar, destaca a importância da conscientização ambiental em sala de aula: “Os educadores têm as ferramentas nas mãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola Britannica