Pages

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mostra Literária

MOSTRA LITERÁRIA

Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético. O que são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não o abrimos? Simplesmente um cubo de papel e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a cada vez.
Jorge Luís Borges 
                                                     
Nossa Proposta

Incentivar movimentos pela promoção de leitura em ambientes escolares é permitir acesso de crianças e adolescentes à educação, cultura e também ao lazer. A Secretaria de Educação acredita no valor da leitura e que os livros permitem um aprendizado para além dos conteúdos, permitem nomear o mundo, se conhecer, se expressar e se constituir como sujeito social.

Escolas Municipais
No primeiro semestre do 2013 algumas unidades de ensino municipais realizaram atividades de leitura e expuseram seus trabalhos, a saber:


E.M. Bernardino de Souza: o grupo de professores expôs diversos trabalhos escolares para comunidade escolar, fazendo uma mostra de atividades semestrais. Destacam-se atividades relativas a leitura organizadas com os livros: As memórias de Morgana, de Anna Muylaerte e Eu chovo, tu choves, ele chove de Sylvia Orthof. Atividades de pesquisa Matemática, com pesquisas e interpretações de letras de músicas em Inglês, trabalhos com Jornal A Tribuna e cartas do Concurso Abrace sua Escola são destaques da área de leitura.

E.M. Célia Marina Dal Pozzo Borges: o grupo de professores realizou uma exposição interna, com a participação de todos os alunos. A atividade contou com apresentações musicais e exposição de trabalhos realizados durante o semestre. Das atividades relativas à leitura destaca-se o trabalho com indicações de livros e produção de Contos de Mistério, além da produção de Histórias em Quadrinhos.


E.M. Filomena Dias Apelian: a proposta desta unidade escolar é promover um circuito anual de contação de histórias, contando com a participação de alunos, professores, funcionários e pais na atividade. A última realizada no primeiro semestre aconteceu com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo encenando um trecho da obra de Monteiro Lobato e entoando a famosa canção: ...Marmelada de goiaba, goiabada de marmelo... Sítio do Pica Pau Amarelo!


E.M. Maria das Graças: uma escola integralmente mobilizada com ações de promoção à leitura que realizou um evento para toda comunidade! Peças teatrais, jograis, leituras, atividades com jogos, exposição de trabalhos dos mais diversos gêneros e formas foram apresentados por alunos e professores, todos muito envolvidos na ação de promoção à leitura. Na Mostra foi apresentada a mais nova ação de leitura do grupo: Leitura de porta em porta – que visa ofertar a todos membros da comunidade o empréstimo de livros. Os autores em destaque foram: Maurício de Souza, Vinícius de Moraes, Elias José, Ricardo Azevedo e Monteiro Lobato.







E.M. Noêmia Salles Padovan: numa semana repleta de atividades culturais, uma das ações foi destacar atividades de leitura realizadas com os alunos. Foram apresentadas leituras de poemas de Vinicius de Morais, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, além da dramatização do conto A velha contrabandista de Stanislaw Ponte Preta.




E.M. Shirley Mariano: A ação da escola integrou toda equipe, resultando numa apresentação repleta de magia que envolveu pais e alunos. Foram apresentadas lindas exposições de releituras e indicações literárias, além de diversas e belas dramatizações de livros. Destaque para as obras de Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Steve Webb e Monteiro Lobato. A escola toda se transformou pela literatura, encantando com a decoração de seus ambientes, com destaque a recepção dos visitantes por um príncipe e uma princesa diante de uma Biblioteca que se transformou num Castelo! Literatura, magia e encanto!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola Britannica