Pages

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Prêmios do Proler


Itanhaém recebe dois prêmios no Proler da Baixada Santista/Unisanta



O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista/Universidade Santa Cecília (Proler-BS/Unisanta) premiou no dia 24 de outubro os projetos ‘Ações literárias – Projetos e Parcerias’ com o 1º lugar na categoria Seduc, no Troféu Proler, e 3º colocado com o cordel ‘Sem Caderno, Sem Boneco’, no Troféu Escreler. Ambos são desenvolvidos em Itanhaém.

“Ações literárias – Projetos e Parcerias”, vencedor na categoria Seduc, inovou ao atrelar as ações pedagógicas junto ao espaço de leitura da Biblioteca Municipal ‘Poeta Paulo Bomfim’. A iniciativa tem como objetivo promover atividades e oficinas que auxiliem os professores da Rede Municipal nos projetos de incentivo à leitura executado dentro da unidade escolar.
Biblioteca e escolas andam de mãos dadas, mostrando que é possível a parceria entre Educação e Cultura. Iniciado em 2008 pela coordenadora de projetos de Incentivo à Leitura, Chrystina Magalhães, e a bibliotecária, Maraleia Menezes, com os programas ‘Viagem Literária’, ‘Baú de Histórias’, ‘Oficina de contação de Histórias’, além dos cursos de Educação à Distância, utilizando inicialmente a plataforma Moodle, e posteriormente o Teleduc que oferecem estratégias de leitura voltadas ao professor e capacitação e dinamização para o gerenciamento das bibliotecas escolares da rede municipal de ensino.
“O projeto tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade e fortalecimento da leitura no Município, que entre diversas ações, promove a capacitação, via EAD, envolvendo os  auxiliares de bibliotecas e profissionais da educação sobre  o universo da leitura”, conta a bibliotecária Maraleia.
Para a coordenadora de Incentivo à Leitura, Chrystina Magalhães, a parceria foi bem sucedida porque oportunizou a ida de muitos alunos e educadores ao ambiente da biblioteca, promovendo encontros com autores renomados, contação de histórias e oficinas de capacitação. “Os resultados são interessantes porque nós tivemos a participação de muitos representantes de escolas divulgando suas ações de literatura no Troféu Proler”.
Em Itanhaém, a aluna Josefa Zilma, da E.M. Ana Cândida Ebling de Oliveira, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), conquistou o 3º lugar no prêmio Troféu Escreler – disputado entre estudantes de toda a Baixada Santista com produções de cordéis.



Confira as premiações e os participantes:

Premiação:

1º lugar no Troféu Proler
Categoria: Seduc
Professora: Chrystina Magalhães
Bibliotecária: Maraleia Menezes
Projeto: ‘Ações literárias – Projetos e Parcerias’

3º lugar no Troféu Escreler (Literatura de Cordel)
E.M. Ana Cândida Ebling de Oliveira
Professora: Maria Madalena
Aluna: Josefa Zilma

Escolas participantes:

Categoria: Escola
E.M. José Teixeira Rosas
Professoras: Márcia Moreira e Carla Vilela Costa
Projeto: Oficina a Hora da Leitura

Categoria: Professor
E.M. Leonor Mendes de Barros II
Professora: Sara Rufino
Projeto: Leituras por Todos Sentidos

E.M. Profª Filomena Dias Apelian
Professora: Rose de Castro
Projeto: Mural de Indicações Literárias

E.M. Profª Dalva Dati Ruivo
Professora: Fátima Menezes
Projeto: Café com Sonhos

Um comentário:

escola Britannica