Pages

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coluna JEC


Tema do encontro é incentivo para alunos

Autor: Da Redação


A cada encontro promovido pelo Programa Jornal, Escola e Comunidade (JEC), novos assuntos são abordados e novas maneiras de ressaltar a leitura em sala de aula são propostas. A coordenadora do JEC,Carolina Viana Morgado, incentiva os coordenadores e professores a planejar trabalhos e posteriormente apresentá-los nos encontros, para que a troca de experiências com o uso do jornal em sala de aula seja o ponto de partida para novas atividades, abrangendo, assim, o conhecimento e principalmente incentivando a leitura.

Desta vez, os alunos do 8º ano da E.M. Profª Eugênia Pitta Rangel Veloso, de Itanhaém, sob a coordenação da professora Geórgia Borges Ferreira, realizaram um trabalho referente ao último tema abordado no encontro do Jornal Escola, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Planejei uma sequência de atividades diferenciadas com os alunos, tendo como tema o ECA, utilizando o jornal A Tribuna como suporte”, conta Georgia.

Para a realização das atividades, a professora aboordou o tema em sala de aula, conversando com os estudantes sobre o que cada um entendia sobre deveres e direitos da criança e do adolescente. Em seguida, apresentou aos alunos o seguinte artigo que constitui o ECA: Artigo 15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito, e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Após a apresentação do artigo, os alunos buscaram no jornal temas que se associassem direta ou indiretamente com o trecho em destaque. Para concluir o trabalho, os alunos foram submetidos ao uso da escrita, produzindo textos ligados ao tema e, posteriormente, trocando informações entre si. Ao final, os estudantes deixaram mensagens e desenhos relacionando suas opiniões ao Estatuto da Criança e do Adolescente. A professora Georgia afirma que “os alunos gostaram da proposta e ficaram animados, pois sabiam que haveria uma encadernação do trabalho e que seria exposto no JEC para professores de toda a Baixada Santista”. Segundo ela, “o incentivo é fundamental para o trabalho. É ele que move o porquê de fazer as coisas”.

Os direitos e deveres das crianças estão dispostos no ECA, mas, para que cada vez mais crianças e adolescentes saibam do seu papel na sociedade, é necessário o incentivo dos pais e professores e a leitura é um bom começo para esta conscientização. A equipe do JEC parabeniza a E.M. Profª Eugênia Pitta Rangel Veloso por mais esta iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola Britannica