Pages

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

BRINCAR DE CINEMA - UMA VIAGEM LÚDICA AO MUNDO DA SÉTIMA ARTE

Com o Jornalista e Professor Eduardo Ricci

Eduardo Ricci trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e videomaker, já realizou quatro curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, evento realizado em parceria com o Sesc Santos desde 2004. Leciona cinema e vídeo no curso de Artes Visuais da UNISANTA. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema como prática social,com crianças e deficientes visuais. Realiza a partir de 2008 o projeto Verticidades, que consiste num ensaio vídeo fotográfico sobre esquinas de cidades nacionais e internacionais.

A oficina pedagógica “Brincar de Cinema - Uma viagem lúdica ao mundo da sétima arte” oferece ao educador atividades cooperativas para desenvolver em sala de aula e estimular as percepções cognitivas dos educandos do ensino fundamental, usando os conceitos básicos que compõem a linguagem e a estética do cinema. Muitas escolas e instituições culturais utilizam a sétima arte apenas como instrumento pedagógico e passatempo. Durante a oficina, o foco principal é fazer com que os educadores possam experimentar os conceitos essenciais para criar a fantasia na tela, sem a pretensão de ensiná-los a fazer um filme, mas de experimentar e entender o processo de composição de uma animação em stop motion, teatro de sombras, flip book, fotonovela, gravação de vídeo, entre outras brincadeiras.

Programação dos Encontros

1° Encontro: Origens do cinema

No primeiro encontro, os educadores terão contato com os principais conceitos que deram origem ao cinema para criar estratégias diferenciadas para estimular a autonomia criativa no educando. Por meio de dinâmicas como teatro de sombras, flip book entre outras técnicas do pré-cinema.

2° Encontro: Contar histórias com imagens

A narrativa, elemento muito importante no cinema, será vivenciada pelos educadores a partir de histórias infantis em curtas-metragens e da experimentação dos conceitos básicos do uso da imagem, da música e da cor no cinema. Serão exibidos curtas para estimular a imaginação, em seguida trabalhar com dinâmicas lúdicas.

3° Encontro: Escrever com a câmera

No último encontro o educador terá contato, por meio da prática, com a linguagem e a estética de composição de imagens estáticas e em movimento. Os participantes realizarão um vídeo minuto com foco no encadeamento dos conteúdos numa rede de natureza multidisciplinar.

Dias: 11, 18 e 25/09

Horário: das 8h às 12h

Valor: R$ 30,00 (os participantes receberão apostila, dvd e Certificado)

Vagas: 30 (VAGAS LIMITADAS)

Local: Cineclube – Bloco E – 5º andar - UNISANTA ( Rua Cesário Mota, 08 – Boqueirão)
Inscrições: somente no PROLER/BS - UNISANTA

Rua Oswaldo Cruz, 277 - De 2ª à 6ª feira – das 8h às 12h - Tel: 3202-7100
maiores informações acesse o site: http://www.prolerbsunisanta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escola Britannica