Pages

terça-feira, 23 de abril de 2013

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Blog do Bernardino é notícia!


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Jornal Escola e Comunidade - A Tribuna





Jornal, Escola e Comunidade – A Tribuna

04/04/2013

      Telefones úteis:

 - Problemas com Entrega do Jornal Diário: (13) 21027200, é necessário informar o nome da escola, endereço e salientar a participação no Programa JEC – A Tribuna.

 - Problemas com Entrega do Pacote de jornais: (13) 21027233, informar a cidade, escola e endereço, falar com Kátia. 




Destaque para as atividades das escolas:

    - E.M. Bernardino de Souza Pereira – uso de notícias sobre a Dengue;
    - E.M. Harry Forssell – uso de crônicas, reportagem na coluna JEC
    - E.M. Maria da Conceição Luz – trabalho com reportagens e o tema Cultura de Paz e aluna vencedora no Concurso Cultural Páscoa Divertida!

  
Profª Chrystina Magalhães – Coordenação de Projetos de Leitura
Tel.: 34211700 ramal 1827

sábado, 6 de abril de 2013

Encontro com Autor


ENCONTRO COM AUTOR DAVE SANTANA



Os alunos das Escolas Municipais Lídia Martha Ferrielo Gianotti e Maria do Carmo Abreu Sodré receberam nesta quarta-feira (27) a visita do escritor e ilustrador de livros infantis Dave Santana, autor das obras ‘Galo Bom de Goela’ e ‘O Pequeno Crocodilo’. Durante o bate-papo descontraído com os estudantes, o profissional relatou sobre como são construídas as histórias até o momento da elaboração das ilustrações.


Antes de receber Dave Santana, os estudantes realizaram diversos trabalhos relacionados aos livros e prepararam perguntas que arrancaram elogios do autor.“É muito importante a troca que o ilustrador tem ao saber o que o aluno achou da obra e o que ele entendeu na imagem e no texto. Daí você passa a compreender mais o que você quis passar para ele. Gosto do trabalho com os estudantes porque eles são sinceros em cada conversa”, conta o ilustrador.


Um dos objetivos do encontro é a promoção da leitura inserida nos mais diversos espaços. Com a visita do escritor a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes quer aproximar o estudante do autor e, principalmente, incentivar o hábito de ler. E ainda, as duas unidades escolares receberam 300 obras doadas pela Editora Global.    
“Acreditamos que aos alunos encontrarem com quem escreveu e ilustrou o livro, possam estabelecer uma relação de proximidade com a escrita de histórias, percebendo que pessoas estão por trás de livros. Eles puderam também fazer comentários e tirar dúvidas sobre o que leram”, conta a coordenadora de Projetos de Incentivo à Leitura, Chrystina Magalhães Sagres.


Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

Escola Bernardino de Souza Pereira

Escola usa encartes e jornais sobre dengue 
para trabalhar prevenção e leitura


A orientação sobre a prevenção à dengue está sendo atrelada ao trabalho de leitura desenvolvido na E.M Bernardino de Souza Pereira. Os estudantes dos 6º e 7º anos estão usando o encarte para conhecer mais sobre o mosquito Aedes Aegypti e a importância de combatê-lo com atitudes conscientes que possam eliminar os possíveis criadouros do transmissor da doença.  
Com os encartes ‘Itanhaém unida contra a Dengue’ e as edições do jornal A Tribuna, a equipe educacional da unidade trabalha o combate ao mosquito e promove a leitura em sala de aula. Os alunos receberam cartilhas coloridas e ilustradas com informações preventivas como, não deixar pneus e objetos com água parada, sintomas e tratamentos, entre outras dicas.
“Parto do princípio que a aprendizagem é um processo ativo e que educar é intervir na capacidade de ser e agir das pessoas. Acredito que formar um cidadão consciente para atuar e transformar a realidade em que está inserido é mais que um dever é uma obrigação”, conta a professora Substituta, Kátia Martins Barreto.
O projeto deu início no mês de fevereiro e pretende se perpetuar durante todo o ano letivo com o envolvimento de 168 estudantes. As atividades promovidas em sala de aula já surtem efeitos entre os estudantes que já se mostram motivados com a ação.


Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação 

escola Britannica