Pages

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pontos MIS


Oficina Caminhos do Traço



Nesta oficina de quadrinhos estiveram professoras substitutas representantes de cada uma das escolas municipais de Ensino Fundamental II, observem as fotos. Todos agradecimentos aos cartunistas Gilmar e Custódio. Confiram algumas imagens:







Janelas das Recordações


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ler é Bom: Experimente!

Município recebe mais de mil livros para trabalhar leitura com alunos no 2º semestre

Itanhaém acaba de receber mais um reforço para promover o hábito da leitura em alunos das unidades escolares e projetos educacionais do Município. O programa ‘Ler é Bom: Experimente!’, idealizado e dirigido pelo escritor Laé de Souza, entregou à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes 1.520 exemplares de livros para serem trabalhados no 2º semestre como ferramenta de aprendizado durante as aulas.

 As obras repassadas em dois volumes ‘Quinho e seu cãozinho’ e ‘Acredite se quiser’, chegaram acompanhadas de materiais didáticos de apoio, que são fichas de leitura, livros com atividades complementares e folhas destinadas a produção textual. Os livros possuem uma linguagem simples e destinada a estudantes de 7 a 14 anos.

Segundo a coordenadora de Projetos de Incentivo à Leitura, Chrystina Magalhães, o critério para a distribuição foi suprir a demanda e dar continuidade ao trabalho de leitura. “O diferencial deste projeto é o fato de todos os alunos da sala terem em mãos o mesmo livro para a atividade de leitura, possibilitando maior interação entre eles”.

A proposta visa promover o acesso ao livro e fazer da leitura um hábito assíduo no cotidiano dos alunos inseridos na instituição de ensino do Município. A professora do projeto Flores da Mata, Vanda Selymes Coelho da Silva, conhece bem os benefícios que a literatura desencadeia aos leitores, como a criatividade, imaginação, conhecimento e valores.

“Introduzir as crônicas de Laé de Souza em sala de aula será bastante significativo porque trata de temas do cotidiano e trazem personagens engraçadas que fazem com que as crianças se divirtam com a leitura. Ao mesmo tempo as estimulam a escrever suas próprias histórias. A cada leitura na sala, uma expectativa, que como o próprio escritor narra, queremos sempre saber o final de cada história para ler a seguinte", conclui Vanda. 

http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/julho/municipio_recebe_mais_mil_livros_trabalhar_leitura_alunos_2_semestre.html



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Baú de Histórias

“Baú de Histórias” leva magia e aventura 
para dentro da E.M Célia Marina Dal Pozzo



Chegar à escola e encontrar um baú repleto de magia e aventura com ações que permitam ao aluno adentrar no mundo da imaginação sem sequer sair da sala. Isso é o que está acontecendo na E.M Célia Marina Dal Pozzo Borges que desde o mês de abril desenvolve por meio do projeto ‘Baú de Histórias’ atividades de incentivo à leitura Itinerante, o projeto está beneficiando alunos das escolas municipais e desde o ano passado circula pelas unidades para formar novos leitores. São mais de 70 títulos de diferentes autores da literatura infanto-juvenil, direcionados a estudantes do 5º ano a 8ª série.



Cada professor trabalha uma dinâmica diferenciada, mas com o mesmo foco, despertar no aluno o hábito pela leitura. O baú desembarca no imaginário da criança e é responsável por levar até ela histórias narradas de maneira lúdica e com intensas participações de personagens. Para iniciar as atividades na unidade, a professora de Língua Portuguesa e Inglesa, FrancianeJulie Schreiner reuniu os alunos para a abertura oficial do baú. Caracterizada, a educadora utilizou de artifícios simples como, enfeites, roupas e uma tenda que deu todo um clima místico à história. “A intenção é fazer que a leitura seja concentrada na unidade”, conta. Ela ainda acrescenta: “Vamos fazer com que o aluno sempre esteja em contato com o livro”.

Os alunos foram surpreendidos com o livro ‘Contos Árabes para Jovens de todos os Lugares’ da autora Maria Luísa Soriano Martins, que mostrou uma história cheia de fantasia. Na contação, a professora exibiu algumas novidades para prender a atenção.  “Pequei uma roupa diferente e abordei uma história que brinca com a imaginação dos estudantes”. 



A programação está inserida no cotidiano dos alunos de 5º ano a 8ª série com atividades como, ‘Roda de Leitura’, ‘Dramatização de Histórias’, ‘Oficinas de Artes – confecção de elementos da narrativa’, ‘Exposição de Livros’, ‘Varal Literário’ entre outras. Com a utilização do baú, os professores da unidade estarão envolvidos com ação até o término do projeto na escola.  

http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/maio/bau_historias_leva_magia_aventura_aos_alunos_EM_celia_marina_dal_pozzo_borges.html

escola Britannica