Pages

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Limeriques e os Projetos


            Os trabalhos com poesia organizados pelo Programa Tempo Todo estão de vento em polpa. Vale à pena dar uma olhadinha, pois no decorrer das atividades as professoras desenvolveram ações diferenciadas, a exemplo:


-Flores da Mata - confecção de uma boneca da Tatiana Belinky, com enquete sobre quem era esta “senhorinha”; leitura de livros da Tatiana (não apenas limeriques);contação de histórias em sala ambientada com elementos que fazem referência a Belinky (imagens, reportagens e formas relativas a escrita dos limeriques) e trabalho com rimas - para incentivar e subsidiar a posterior produção dos limeriques.


- Casa da Criança - elaboração de um painel na entrada do Projeto repleto de informações e imagens com referência a Tatiana Belinky; leitura de poemas da Tatiana; apresentação da boneca da Tatiana e aulas com rimas e técnicas diversas para a escrita dos limeriques.


- Cambucá - alguns cartazes com limeriques escritos pelos funcionários do Projeto, sequência didática elaborada para aulas de escrita dos limeriques e apresentação da boneca da Tatiana Belinky. Este projeto definiu que a temática dos limeriques a serem escritos será: Cambucá - que além de ser uma fruta da região também é o nome do Projeto.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Auxiliares de Biblioteca

Auxiliares e responsáveis pelas bibliotecas receberam na tarde do último dia 27, o certificado do curso de capacitação e dinamização voltado para o gerenciamento das bibliotecas escolares da rede municipal de ensino, conforme Lei de 25/05/2010. As aulas foram desenvolvidas em dez módulos, incluindo o material de estudo, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. 

De 4 de maio de 2012
Dentro da grade estiveram os módulos: acessibilidade, conservação e preservação de acervo, informática aplicada às bibliotecas, mediação da leitura, organização de acervos, perfil profissional e qualidade no atendimento, processamento técnico e projetos culturais. “O curso ampliou minha visão. Antes, eu tinha medo da máquina e foi através desse curso online que aprendi a mandar e-mail e fazer blog, que está sendo utilizado para repassar experiências vividas no curso”, conta a aluna Isabel Cristina G. de Ponte. Os funcionários receberam capacitação na modalidade e-learning, cuja característica foi disponibilizar conteúdos e materiais por meio da internet, permitindo aos profissionais a realização de cursos virtuais de acordo com o ritmo e disponibilidade de cada aluno. “Foi sensacional ter participado do curso. Aprendi a distribuir e a catalogar os livros na prateleira, além de fazer reparos. Tive a ideia de como organizar uma biblioteca para melhor atender os alunos", conta a auxiliar de biblioteca da E.M. Maria Graciette Dias, Sueli Fernandes do Monte. Nesta modalidade, o cursista pode utilizar qualquer computador, seja em casa, no trabalho, na faculdade e outros lugares. “A flexibilidade do ensino à distância permitiu aos cursistas moldar seus horários de estudos e adquirir novas informações de forma gradativa. Foi possível perceber a elevação do nível de conhecimento e de qualificação profissional e técnica dos funcionários participantes”, conclui a bibliotecária Maraléia Menezes.
 
http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/maio/alunos_curso_auxiliar_biblioteca_recebem_certificado.html

A sala do conto

A Biblioteca Municipal "Poeta Paulo Bomfim" apresentou mais um evento, nos dias 19 e 20 de Abril. No primeiro dia, com apresentação do espetáculo "A sala do Conto" para crianças. No segundo dia, um Workshop sobre Contação de Histórias para ajudar a melhorar o desempenho de professores, pais e estudantes.








 A Sala do conto - com a presença de escolas, incnluindo a turminha da
E.M. Profª Eugênia Pitta Rangel Veloso


Durante o workshop:







escola Britannica