Pages

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Contação de Histórias

Aproveitem a oportunidade, ouçam histórias e aprendam a contá-las! O workshop garante certificação de 4 horas. Participem!!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coluna JEC


Tema do encontro é incentivo para alunos

Autor: Da Redação


A cada encontro promovido pelo Programa Jornal, Escola e Comunidade (JEC), novos assuntos são abordados e novas maneiras de ressaltar a leitura em sala de aula são propostas. A coordenadora do JEC,Carolina Viana Morgado, incentiva os coordenadores e professores a planejar trabalhos e posteriormente apresentá-los nos encontros, para que a troca de experiências com o uso do jornal em sala de aula seja o ponto de partida para novas atividades, abrangendo, assim, o conhecimento e principalmente incentivando a leitura.

Desta vez, os alunos do 8º ano da E.M. Profª Eugênia Pitta Rangel Veloso, de Itanhaém, sob a coordenação da professora Geórgia Borges Ferreira, realizaram um trabalho referente ao último tema abordado no encontro do Jornal Escola, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Planejei uma sequência de atividades diferenciadas com os alunos, tendo como tema o ECA, utilizando o jornal A Tribuna como suporte”, conta Georgia.

Para a realização das atividades, a professora aboordou o tema em sala de aula, conversando com os estudantes sobre o que cada um entendia sobre deveres e direitos da criança e do adolescente. Em seguida, apresentou aos alunos o seguinte artigo que constitui o ECA: Artigo 15 - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito, e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Após a apresentação do artigo, os alunos buscaram no jornal temas que se associassem direta ou indiretamente com o trecho em destaque. Para concluir o trabalho, os alunos foram submetidos ao uso da escrita, produzindo textos ligados ao tema e, posteriormente, trocando informações entre si. Ao final, os estudantes deixaram mensagens e desenhos relacionando suas opiniões ao Estatuto da Criança e do Adolescente. A professora Georgia afirma que “os alunos gostaram da proposta e ficaram animados, pois sabiam que haveria uma encadernação do trabalho e que seria exposto no JEC para professores de toda a Baixada Santista”. Segundo ela, “o incentivo é fundamental para o trabalho. É ele que move o porquê de fazer as coisas”.

Os direitos e deveres das crianças estão dispostos no ECA, mas, para que cada vez mais crianças e adolescentes saibam do seu papel na sociedade, é necessário o incentivo dos pais e professores e a leitura é um bom começo para esta conscientização. A equipe do JEC parabeniza a E.M. Profª Eugênia Pitta Rangel Veloso por mais esta iniciativa.

Oficina de Limeriques




Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques


Descobrir novas maneiras de despertar o gosto pela leitura e utilizar peças chaves como dicionário de rimas e recortes de jornais foram algumas das ferramentas ensinadas na oficina que ajudará a preparar os alunos para o ‘Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques’. O encontro foi realizado na última sexta-feira (23), para os funcionários do Programa Tempo Todo, integrado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

A escritora e também criadora do concurso, Viviane Veiga Távora, ministrou a oficina e aproveitou para mostrar os recursos que podem ser utilizados pelos alunos na hora de produzir os “limeriques”, que são poemas curtos, com cinco versos rimados sobre qualquer assunto. Um dos principais objetivos do concurso é estimular a leitura de literatura infantil.

“Em Itanhaém, o público é diferente porque são crianças que atuam no contraturno da escola, e isso me deixou encantada. Nesta oficina, temos professores e auxiliares de educação, o que também é bacana porque considero que toda pessoa dentro da escola é um educador”, diz Viviane. Ela ainda acrescenta: “Estou super feliz com os participantes. Eles estão bastante interessados com a premiação”.

Durante a oficina, os funcionários aprenderam a criar os limeriques para em seguida repassar o conhecimento aos alunos. Por isso, o ensinamento junto aos estudantes dos projetos que funcionam em contraturno das escolas municipais de Itanhaém será coletivo, mas o trabalho desenvolvido pelo aluno será individual e encaminhado para o ‘Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques’.

“Para nós é interessante porque é uma maneira do projeto estar em destaque. Essa oficina é especifica para os projetos. Com as atividades, os alunos vão ter que usar a imaginação para elaborar o texto”, conta o coordenador do Programa Tempo Todo, Marco Antônio Paixão.

Para a coordenadora de Projetos de Incentivo à Leitura, Chrystina Magalhães, a oficina ajudará na elaboração dos limeriques. “Participar dos bastidores desta ação é motivo de muita alegria. O encontro com a autora Viviane Veiga e a adesão do Programa Tempo Todo ao Prêmio Tatiana Belinky é mais uma maneira de aproximarmos a leitura de poesias às crianças inseridas em atividades de contraturno”.

CONCURSO – Além de Itanhaém, a oficina passa pelas cidades de Cubatão, Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe. Os textos serão encaminhados ao concurso de 18 de abril a 2 de junho. A comissão julgadora integrada pelos escritores César Tadeu Obeid e Regina Gulla fará a divulgação dos selecionados entre junho e julho.

“Eles aprenderam a origem dos limeriques, que foi na Inglaterra em 1820, como ele foi aportuguesado pela Tatiana Belinky. Falo um pouco sobre ela, a vida e os 30 livros sobre limeriques que já publicou”, conta a escritora.

PREMIAÇÃO Os escritores dos cinco melhores limeriques recebem prêmios como computador, notebook, netbook, troféus e kits de livros. As escolas e os professores dos também ganham kits de livros. Os alunos escritores dos 100 melhores limeriques levam o livro ‘Mareliques da Praia-Louca’ e um broche do projeto ‘Eu amo Limeriques!’.

O Prêmio Tatiana Belinky foi criado para difundir a poesia limerique e homenagear a escritora, uma das mais importantes autoras de Literatura Infanto-juvenil no Brasil. O concurso é realizado pela Cooperativa Cultural Brasileira, empresa VARAL – Educação e Cultura e conta com apoio do Proac (Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura) e parceria da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

escola Britannica