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domingo, 26 de fevereiro de 2012

Lançamento de Livro

A Tribuninha 2


A TRIBUNINHA

Publicação 25/02/12


Confira a reportagem produzida:

O mundo pede socorro!!! E agora?

Com o passar dos anos o mundo foi ficando mais tecnológico e menos ecológico. O ser humano está pensando só em tirar o lixo de sua porta ao invés de pensar para onde ele vai, até porque não é porque o lixo não está mais na nossa visão que ele deixou de existir. Esse lixo realmente é um problema, não é mesmo? Já parou para pensar de onde vem tanto lixo? Além disso, já parou para pensar por que consumimos tanto? O consumismo também tem muitas contas a pagar com a natureza, até porque o lixo em questão são restos do que consumimos, como por exemplo: embalagens de alimentos, garrafas plásticas, restos de comida, entre outros.

Como você se sente ao saber que este lixo, que pode ser reciclado, vai parar no meio do oceano e que afeta a vida dos animais marinhos, que morrem asfixiados ou com seus membros enrolados em sacolinhas e lixos?

A quantidade de lixo aumenta a todo momento. Somos responsáveis por todo o lixo, desde uma embalagem jogada na rua até o que se produz em casa. Sendo assim, devemos separar o nosso lixo, seja em duas etapas (orgânicos e não-orgânicos) ou até em mais etapas (plástico, papel, metal, vidro e orgânico). Sabemos que não são só as sacolas plásticas que poluem o oceano, mas elas representam cerca de 27% de todo o lixo.

O consumo exagerado é algo que faz parte de nossa geração, mas atualmente está se tornando algo incontrolável e é por isso que surgiu o acordo entre as grandes redes de supermercado para acabar com a distribuição das sacolas plásticas.

Se a sacola é um problema, então vamos resolvê-lo, utilizando sacolas retornáveis e caixas de papelão. E não se preocupe: logo vamos nos acostumar a não utilizá-las, até porque esta é uma questão de educação ambiental que deve ser cultivada por todos, independente da idade.

Pequenos atos poderiam mudar esta situação. Que a nossa geração se conscientize, crie e viva de forma sustentável. Não importa quem vai ganhar ou perder com as “sacolinhas”, e sim que tenhamos a consciência de que o planeta Terra está em perigo. Devemos mudar os nossos hábitos, pois mesmo que você não sinta muito, pode ter certeza de que nossos netos irão pagar pelos nossos erros.

Nome dos alunos que participaram da segunda etapa:

Aline Bastos Gonçalves

Ana Beatriz Pascott

Gabriella Alves Torrecillas

Giovana Lys Nunes

Laura Drummond de Araújo Ferreira

Lucas Pita Petreca

Maíra dos Santos Romão

Priscila Roberta da Silva

Veida Caroline de Almeida da Silva

Woni Ferreira de Oliveira

A Tribuninha 1




A TRIBUNINHA

E.M. Profª Maria da Conceição Luz

“Conceição Luz” foi a 1ª escola a colaborar com o retorno do suplemento A Tribuninha, vinculado ao Jornal A Tribuna. Sob a supervisão da jornalista Carolina Morgado e o patrocínio das empresas Tecondi e Termares, esta 1ª edição tornou alunos do 9º ano repórteres-mirins, abordando o tema do meio-ambiente.


A atividade foi realizada em duas etapas, sendo a primeira uma palestra da Jornalista para 30 alunos representantes das três salas de 9º ano da escola, revelando um pouco mais sobre o funcionamento e edição de um Jornal. Num segundo momento, um grupo de dez alunos foi até o auditório Hamleto Rossato realizar entrevista coletiva com a Veterinária e Coordenadora do Projeto Gremar, Andrea Marinho.

Acessem a reportagem sobre o relançamento de A Tribuninha na 1ª edição do Jornal A Tribuna através do link:

A atividade contou com a orientação da Profª de Português Patrícia Cavalcanti, do Prof. de Ciências Renato Paixão, da parceria entre o Diretor José Roberto Vilela e da Assessora Pedagógica Adriana. Contando com a articulação e coordenação da atividade realizada pela Profª Chrystina Magalhães, representante da Secretaria de Educação Municipal de Itanhaém.

JEC - A Tribuna


JEC

Jornal, Escola e Comunidade


Jovens pesquisam o carnaval no jornal

Autor: Carolina Viana Morgado

DA REDAÇÃO

“Oh! jardineira, por que está tão triste?/Mas o que foi que te aconteceu?/Foi a camélia que caiu do galho,/Deu dois suspiros e depois morreu./Vem jardineira! Vem meu amor!/Não fique triste que este mundo é todo teu./ Tu é muito mais bonita/ Que a camélia que morreu...”.

Esta e outras marchinhas fizeram parte da folia do Carnacap – o Carnaval de rua do Colégio Afonso Pena.

Na quinta-feira, os alunos do Colégio fizeram a festa no entorno da unidade, com uma parte da bateria do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Padre Paulo. De acordo com a direção da escola, o objetivo das atividades foi resgatar a cultura dos antigos bailes carnavalescos, através de marchinhas e do Carnaval de rua.

“Eles estã acostumados a dar início à atividades a partir da leitura diáia do jornal. Desta vez, fizemos uma divertida pesquisa sobre a tradição das escolas de samba, mas também sobre os antigos carnavais de rua”, ressalta a coordenado- ra da unidade, Ana Billi.

Os alunos do Colégio Afonso Pena produziram máscaras, banners, cartazes, enfeites e instrumentos musicais que foram inspirados em leituras de reportagens jornalísticas diárias. Essa é parte das ações do Programa Jornal, Escola e Comunidade, de utilizar o jornal em sala de aula também como fonte de pesquisa e direcionamento das atividades propostas.

Durante a iniciativa, os alunos prestaram homenagem ao então fundador da escola de samba, o padre Paulo Horneaux de Moura que, através de seu carisma, disseminou na comunidade conceitos de solidariedade, fraternidade e amor ao próximo.

Para a coordenadora da escola, Ana Billi, a atividade “resgatou valores da comunidade, homenageou uma pessoa importante e, em especial, envolveu todo o corpo docente e discente numa prática de valorização do povo brasileiro”.

JEC e a Biblioteca Harry Forssell


JEC e a

Sala de Leitura Harry Forssell


Mais uma parceria em promoção da leitura, desde o início do mês de fevereiro o Projeto Leitura Itinerantes voltou a acontecer no ambiente da CMTECE. Com sua origem em 2010, este projeto visa oportunizar a leitura de exemplares do Jornal A Tribuna por funcionários e visitantes deste ambiente de trabalho.

A novidade deste ano é a parceria com a Sala de Leitura Harry Forssell, localizada na CMTECE sob a gerência e organização de Isabel Gigante, que agora amplia nosso número de leitores, oportunizando aos integrantes do grupo da terceira idade a leitura de exemplares diário do jornal A Tribuna.

Vale destacar que Isabel Gigante tem aplicado no desenvolvimento do projeto de leitura muitos dos conceitos aprendidos no Curso de Capacitação e Dinamização da Biblioteca Escolar, desenvolvidos numa feliz parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

JEC - Jornal, Escola e Comunidade

JEC

Jornal, Escola e Comunidade


JEC participa da Campus Party e traz novidades

Autor: Carolina Viana Morgado – 13/02/2012

DA REDAÇÃO

Um encontro inédito reuniu em São Paulo, na última semana, 300 educadores dos 27 estados do País: o Educaparty. Tivemos o privilégio de estar entre os convidados da Fundação Telefônica para participar do evento, realizado pela primeira vez no Brasil para discutir a integração entre educação e tecnologia. A Educaparty integra a Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo, que este ano reuniu 7 mil campuseiros no Anhembi, em São Paulo.

Os educadores participaram de uma intensa programação, entre dinâmicas de integração, oficinas, debates, palestras e fóruns. Um dos destaques foi o encontro com o pesquisador indiano Sugata Mitra, que trabalha no projeto Hole In The Wall. Ao distribuir computadores nas zonas mais pobres da Índia, Sugata demonstra que as crianças aprendem sozinhas a trabalhar com os equipamentos e, por isso, ele propõe uma nova maneira de ensinar: trocar as palavras professor e aluno por aprendiz. Ora o aluno aprende, ora o professor aprende.

O pesquisador abordou o uso da tecnologia durante o processo de ensino-aprendizagem e sugeriu uma série de atividades, inclusive utilizando o celular em sala de aula como elemento integrador da educação.

Debates sobre a influência das redes sociais, compartilhamento, consumo colaborativo, recursos educacionais abertos e a transformação dos ambientes e meios de aprendizagem fizeram parte do encontro. Assim como o JEC, outros seis programas de Jornale Educação da Associação Nacional de Jornais também participaram do encontro.

Os educadores do JEC ficarão por dentro das novidades trazidas do Educaparty no próximo dia 29, durante a Oficina de Boas Vindas do Programa, realizado em A Tribuna, apartirdas 14h30.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jornal, Escola e Comunidade - A Tribuna

JEC

Jornal, Escola e Comunidade


JEC completa 20 anos de atividades

Autor: Da Redação 06/02/2012

Um ano mais do que especial começa hoje para 100 escolas da região. Isso porque fazem parte do Programa Jornal, Escola e Comunidade, de A Tribuna, que neste ano completa 20 anos de existência com um trabalho dedicado de incentivo à leitura e à formação de cidadãos leitores conscientes e participativos.

A partir de hoje, têm início às atividades pedagógicas do Programa, patrocinado pela Rhodia e apoiado pelo Programa Jornal e Educação (PJE), da Associação Nacional de Jornais (ANJ), que, em mais um ano, vai fazer a diferença para mais de 80 mil alunos da Baixada Santista, entre escolas municipais, estaduais e particulares – do Ensino Fundamental ao Superior –, além de organizações não governamentais (ONGs) e unidades de medidas socioeducativas, visando a aprimorar a leitura, contextualizar os conteúdos curriculares e integrar os estudantes.

A oficina de boas-vindas está prevista para ser realizada no próximo dia 29, no auditório Hamleto Rosato, em A Tribuna, a partir das 14h30, ocasião em que a coordenação do Programa fará a apresentação das propostas de trabalho deste ano e mostrará um pouco do dia a dia do jornal, abordando princípios do jornalismo e como trabalhar o veículo em sala de aula, fazendo uso também de outras mídias.

Neste primeiro encontro, um dos objetivos é também integrar os participantes e trocar experiências bem-sucedidas com o uso do jornal.

De acordo com a coordenação do JEC, o regulamento do Programa é o mesmo do ano passado. INSCRIÇÕES - A seleção das100 unidades participantes deste ano foi feita no final de dezembro, quando os interessados em participar efetuaram as inscrições pelo site do JEC.

As escolas que não foram contempladas podem entrar em contato com a equipe do Jornal Escola e Comunidade para receber orientações de como aguardar uma vaga para participar da iniciativa.

ENCONTROS - Em 2012, a participação dos alunos junto aos professores será fundamental para a realização de novas perspectivas do Programa. Assim como em 2011, os alunos vão ter a oportunidade de apresentar e demonstrar aos educadores os resultados do aprendizado de todo esse processo.

Na oficina de boas-vindas, cada coordenador receberá o kit do programa, contendo toda a documentação que regulamenta a participação da escola no JEC, bem como o calendário dos encontros bimestrais, das confraternizações e outras atividades.

Durante o encontro, nossa equipe vai explicar aos coordenadores a metodologia das atividades, as datas dos próximos encontros e a importância dos concursos culturais. A intenção da coordenação do Programa é que os trabalhos deste ano continuem resultando em ações positivas nas centenas de salas de aula da Baixada Santista. Haverá sorteio de brindes dos parceiros e a distribuição de material promocional de A Tribuna.

(http://hotsites.atribuna.com.br/atribuna/jornalescola/noticias.asp?idConteudo=1002&Categoria=3)


escola Britannica