Pages

sábado, 27 de novembro de 2010

Escola Municipal de Itanhaém é premiada com Troféu Proler como um dos melhores projetos de incentivo à leitura de 2010.

Na categoria Professor, a vitória foi da Escola Municipal “Profª. Maria da Conceição Luz”, de Itanhaém, com o Projeto Semana Cultural da professora Patrícia Pinheiro Cavalcanti. A Escola Indígena Txenu BA e KUA, de Bertioga, com o Projeto Paineira, ganhou o Troféu na categoria Comunidade. Na categoria Escola, houve um empate entre a E.M. “Estado do Amazonas”, de Praia Grande, com o projeto Viagem ao Mundo das Letras, e a U.M.E “Martins Fontes”, de Santos, com o projeto Colheita Poética na.

A Profª Patrícia Cavalcanti, uma das idealizadoras do Projeto Semana Cultural (Itanhaém), em entrevista ao site da Unisanta,  mostrou-se surpresa com a vitória, comenta que não esperava ganhar o troféu, já que o projeto vem sendo inscrito há três anos e só foi selecionado este ano.

“Estou muito feliz de saber que nosso projeto deu certo, já que existe desde 2007, e as crianças adoram”, completa.

Aproveitamos para agradecer a participação de todos os professores e coordenadores que participaram com seus projetos, que contribuíram muito incentivando e inspirando novos leitores.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Réplica do Gabinete de Leitura


No final deste mês de novembro a Prefeitura de Itanhaém entregará à população a réplica do Gabinete de Leitura, que existiu no Município nos anos de 1896 a 1959.  A construção foi feita pela Prefeitura de Itanhaém com a ajuda de verba parlamentar.

A ideia de reconstruir o Gabinete de Leitura é a de resgatar a história da cidade. Para isso, será feita uma campanha solicitando às pessoas que tiverem algum material antigo sobre Itanhaém (fotos, mapas, manuscritos ou jornais) doá-lo para colaborar com o acervo.


NOMES ILUSTRES – Participaram do surgimento do Gabinete de Leitura Benedito Calixto (que fez palestra e colaborou na autoria de peças teatrais no local), João Batista do Espírito Santo (propagandista da época), Narciso de Andrade (responsável pela festividade de inauguração) e João Mariano Soares (incentivador da fundação).

fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/ - Leia mais!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Aluna de Itanhaém é semifinalista na Olimpiada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.

Numa parceria entre MEC, Fundação Itaú Social e Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec, foi organizada a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro. Trata-se de um concurso de produção textual que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

A seleção das produções foi dividida em 5 etapas: escolar, municipal, estadual, regional e nacional. As comissões julgadoras municipais selecionaram 16.706 textos, dos quais a comissão julgadora estadual selecionou 500 semifinalistas. Entre os semifinalistas no gênero crônica, está a aluna Thamires Luiza Lemos Pratt da Silva e sua professora Sandra Regina de Camargo da E.M. Profª Maria da Conceição Luz.

Professora e aluna participaram de um Encontro Regional dos Semifinalistas do gênero Crônica, realizado de 3 a 5 de novembro na cidade de Curitiba, onde receberam as orientações para aprimoramento do texto selecionado e integraram o grupo de concorrentes à etapa regional e nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa.
fonte: Texto retirado de http://www.educacaoitanhaem.blogspot.com/ , Blog da coordenação pedagógica / Ensino fundamental/ ciclos III e IV.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Projeto Rodoviário SP-Mirim

ENCONTRO ANUAL PROLER BAIXADA SANTISTA / 2010

O Proler Baixada Santista, pela coordenação da Universidade Santa Cecília –UNISANTA, Casa da Leitura, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Ministério da Educação e Cultura, convida para o Encontro Anual do Proler, comemorando seus 16 anos de atividades, a ser realizado no Auditório do Bloco E, com entrada pela Rua Cesário Mota, Nº 08, ocasião em que será debatido o tema “Proler e as políticas públicas: caminhos de cidadania”.

Programação

Dia 24/11/10

8h00 Credenciamento

9h00 Composição da Mesa

Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado
Reitora da UNISANTA

Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani
Diretora-Presidente da UNISANTA

Profa. Conceição Dante
Coordenadora Proler / Baixada Santista - Unisanta

Dirigentes de Ensino

Profa. Rosimeire Aparecida Ferreira Francisco - Santos

Prof. João Bosco Arantes Braga Guimarães - São Vicente

Secretários de Cultura:

Profa. Valéria de Cássia Franchi - Guarujá

Sr. Carlos Pinto - Santos

Secretários de Educação:

Profa. Suely Maia – Santos

Profa. Tânia Maria T. S. de Oliveira – São Vicente

Prof. Fábio Inácio - Cubatão

Profa. Maura Lígia Costa Russo – Praia Grande

Profa. Priscilla Maria Bonini Ribeiro - Guarujá

Profa. Maria Marta Soares - Mongaguá

Profa. Cilene Rodrigues Forssell - Itanhaém

Profa. Elisa Garcia – Peruíbe

Profa. Dulce Regina de C. Cenevivas – Bertioga

10h30 Entrega do Troféu Proler

Apresentação dos projetos Premiados

14h00 Palestra: “Hipertextualidade na leitura convencional: sonho ou desafio?"
Profa. Ms. Marise Miglioli Lorusso
Professora universitária e bibliotecária, graduada em Biblioteconomia e Pedagogia, com mestrado em Comunicação Social. Especializada em Pesquisa na Internet (UMESP), Pós-graduada em áster da Informação Digital e do Conhecimento (FAAP), Pós-gradua em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas Automatizados de Informação(FATEA). Atualmente leciona nos Cursos de Biblioteconomia e Comunicação Social da FAINC – Faculdades Integradas Coração de Jesus e coordenadora do ensino de informática para servidores na EFSPM da PMSP e presta consultoria empresarial em sistemas de informação.

Coordenação: Cibele Fernandes de Oliveira

Dia 25/11/10

8h00 Credenciamento

8h30 Palestra: “Leitura e Escola: missão (im)possível? Uma reflexão sobre processos de leitura no ambiente escolar
Apresentação: Prof. Ms. Artarxerxes T.T.Modesto
Graduado em Letras e Pedagogia, mestre em Letras – Lingua Portuguesa, pela USP, Doutorado em Letras – Lingua Portuguesa, pela USP; Coordenador do Curso de Letras da Faculdade Don Domênico (Guarujá), Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Cubatão; Professor de Literatura Infantil na Faculdade do Litoral Sul Paulista (FAULS).

Coordenação: Prof. Gilberto Chiuro Junior

9h45 Café

10h00 Palestra: “Semente da Vitória” - Nuno Cobra Ribeiro
Preparador físico e mental, foi professor de grandes atletas como Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Patrícia Medrado, Jaime Oncins, entre outros, e de grandes empresários como Amilcare Dalevo, Abílio Diniz, Átila Francucchi..Atualmente ministra palestras por todo o Brasil e desenvolve programas de qualidade de vida em grandes empresas.Coordenação: Dr. Marcelo Henrique Gazolli Veronez

14h00 Minicursos

01 - "Promoção automática e Progressão continuada também se aplica à Educação Especial? Isso é bom ou ruim?"
Prof.Ms.Gilberto Ghiuro Junior
31 Vagas


02 - "Formação de leitores, uma conquista da afetividade!"
Profa. Denise Cristina Ganança
29 Vagas


03 - "Toda criança é príncipe ou princesa"
Profa. Teresa Emilia Giangiulio
36 Vagas


04 - "Pagu além do mito"
Profa. Regina Alonso
44 Vagas


05 - "Bibliotecas na era digital: ferramentas de auxílio ao leitor"
Maria Angélica Beraldo Suzuki
17 Vagas


06 - "Vamos ubuntar? – uma proposta de educação pela paz!"
Profa. Roberta Bruno Couto
39 Vagas


07 - "Piaget e a produção do aluno de Educação Infantil e Ensino Fundamental I"
Profa. Sandra Maria Bezerra da Silva
36 Vagas


08 - "Poetando e Cantando: um outro jeito de animar a leitura que desvenda e constrói o conhecimento na escola"
Profa. Ana Maria C. Caneo
31 Vagas


09 - "Compartilhando vivências e refletindo sobre a Educação de Jovens e Adultos"
Profa. Maria Aparecida Anversa
25 Vagas


10 - "Apimentando o prazer de ler"
Profa. Eliane Pimenta
21 Vagas


11 - "A poesia na sala de aula"
Profa. Regina Maria Braga
55 Vagas


* Os minicursos acontecerão todos no mesmo período, das 14h às 17h. O participante só poderá se inscrever em apenas 01 (um). Portanto, faça a sua escolha de modo consciente no ato da inscrição.

Inscrição
Período de inscrições: a partir de 20/10.
• Participação gratuita.
• As inscrições só poderão ser realizadas pelo site www.unisanta.br/proler , não sendo aceitas inscrições efetuadas de outra forma.

domingo, 7 de novembro de 2010

5ª EDIÇÃO DO VIAGEM LITERÁRIA/2010

 João Carrascoza nasceu em Cravinhos-SP. É escritor, redator de propaganda e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado. Publicou os livros de contos O Vaso azul, Duas tardes, Dias raros e O Volume do silêncio, além de obras infantojuvenis, como Prendedor de sonhos, Aprendiz de inventor e O Homem que lia as pessoas. Algumas de suas histórias foram traduzidas para o inglês, italiano, sueco e espanhol. Foi escritor-residente na Ledig House/International Writer’s Colony (Estados Unidos) e no Chateau Lavigny (Suíça). Dos prêmios que recebeu, destacam-se o Guimarães Rosa/Radio France Internationale e o prêmio Jabuti. Acaba de lançar o elogiado livro de contos Espinhos e Alfinetes, que confirma o seu lugar entre os melhores contistas brasileiros contemporâneos.
No dia 23/11, o escritor apresenta-se, também, em Cubatão.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Educação Infantil de Itanhaém - Mais um projeto voltado para a formação de leitores .

A Natura lançou o Projeto Trilhas, viabilizado pelo programa Crer Para Ver com o intuito de promover o interesse pela leitura em crianças de 4 a 6 anos que freqüentam a pré-escola de escolas públicas de 210 municípios de todo Brasil.
A Educação Infantil de Itanhaém está sendo beneficiada  por  este projeto de cunho nacional, voltado para a educação de qualidade  e o incentivo à leitura.

Tal ação, prevê o recebimento de conjuntos de materiais formativos, destinados a enriquecer o trabalho desenvolvido por 100 (cem) professores de Itanhaém. Estes fazem parte de 20 escolas municipais que atendem crianças em classes de pré I e pré II e foram cadastrados junto ao projeto pelo departamento de Educação Infantil, sob a coordenação da assessora pedagógica Josana Campos Bastos.  Os diretores e professores receberão três conjuntos de materiais para subsidiar sua formação no campo da leitura e escrita e sua prática na sala de aula O projeto beneficiará 2.167 alunos de Itanhaém.
Cada conjunto contém

• Material com fundamentação teórica;

• Material de orientação para os professores e diretores;

• Livros de literatura infantil;

• DVDs com conteúdo para apoiar o trabalho dos professores com as crianças.

fonte:http://formandogente-biblio.blogspot.com/

escola Britannica