Pages

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PRÓXIMOS EVENTOS DO Proler/BS-UNISANTA

BRINCANDO DE ESCREVER”

Capacitadora: Profa. Helen Pereira Quintela
Professora do nível Fundamental I do município de Bertioga, graduada em Pedagogia e História, especialista em Educação Infantil, curso de extensão em Brinquedista e cursando Psicodedagogia Clínica.
Serão 03 encontros interligados, onde serão tratados assuntos da psicomotricidade, ciência que vem adquirindo um lugar importante na educação infantil, depois a alfabetização, onde serão dadas algumas sugestões de atividades mais significativas e envolvente para o aluno e finalmente a leitura, uma relação prazerosa que estimule o desenhar, o pensar, o imaginar, o ver o livro de novo e ouvir tantas outras histórias.

1° Módulo: A descoberta do movimento

O objetivo é chamar a atenção para o professor da importância da psicomotricidade na educação infantil e esclarecer questões que surgem como consequências não trabalhadas nessa fase. A metodologia utilizada é a da vivência de algumas brincadeiras, jogos e dinâmicas que servirão de suporte para aplicar com os alunos. Observação: nesse dia vir com trajes adequados para brincar, correr, pular e sentar no chão.

2° Módulo: O nome da letra

Serão tratados assuntos envolvendo as habilidades básicas necessárias para alfabetização, a linguagem oral, em que meio alfabetizador a criança está inserida e sugestões de atividades significativas.

3° Módulo: Colcha de livros

Tem como proposta incentivar o gosto pela leitura, através de recurso simples - colchas- tornando-se um convite para o prazer e o despertar do interesse para esse universo tão rico que é o dos livros. Serão fornecidas algumas dicas de como apresentar o livro, algumas técnicas de mediação de leitura e proposta de novas maneiras de contar histórias.

DIAS: 14, 21 e 28/08 HORÁRIO: das 8h às 12h
VALOR: R$ 30,00 ( os participantes receberão apostila e Certificado)
VAGAS: 20 VAGAS VAGAS LIMITADAS!!!!!
LOCAL: UNISANTA
INSCRIÇÕES: somente no PROLER/BS-UNISANTA: Rua Oswaldo Cruz, 277 - das 8h às 12h
Tel: 3202-7100 – ramal 128
Informações pelo telefone: 3202-7100 – ramal 128
Visite nosso site: www.prolerbsunisanta.com.br
Email:proler@unisanta.br

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Viagem Literária recebe grupo ‘As Meninas do Conto’ no dia 16 de agosto na Biblioteca Municipal


As atividades do programa Viagem Literária retornarão no dia 16 de agosto com a presença do grupo ‘As Meninas do Conto’, no módulo ‘Contação de Histórias’. Em sua 3ª edição, a programação será desenvolvida em dois períodos, às 10 e às 15 horas na Biblioteca Poeta Paulo Bomfim, localizada na rua Cunha Moreira, 71, Centro.
Nesta edição, ‘As Meninas do Conto’ realizarão vivências baseadas nas técnicas de contar histórias e seus desdobramentos, com o objetivo de resgatar a arte de contar histórias e formar novos multiplicadores desta linguagem.
Para uma das integrantes do grupo, ser contador é trabalhar a presença, olhar, credibilidade, voz e corpo para dar vida ao que se ouve. “Para a gente, o ponto principal da Viagem Literária é percorrer pequenos municípios que muitas vezes tem atividades culturais quase que escassas. Outra ação importante desse programa é proporcionar um evento para a família, com histórias saudáveis para todas as idades, utilizando o espaço da biblioteca”.
Elas ainda ressaltam que contar histórias permite que os livros se torne um elo entre a figura mágica do contador e a criança. “A nossa maior fonte de histórias são os obras que carregam mais e mais histórias, e muitos deles encontramos nas bibliotecas, onde o evento é realizado. Dessa maneira aproximamos o leitor do livro de duas maneiras: através das histórias compartilhadas na sessão e dos livros que ali estão”.
 
Sobre o grupo:

As Meninas do Conto pesquisam as narrativas que fazem parte do imaginário popular. Criado em 1995, pelas atrizes Kika Antunes e Simone Grande o grupo traz um contato e aprendizado com o universo infantil. O elenco desenvolveu uma forma própria de criação teatral a partir de contos populares.

Em 2002, recebeu o Grande Prêmio da Crítica da APCA, na categoria teatro infantil com os espetáculos A princesa Jia e Porque o Mar Tanto Chora. Porque o Mar Tanto Chora recebeu o Prêmio Panamco 2002 na categoria; melhor figurino, atriz e espetáculo. As Velhas Fiandeiras, recebeu o Prêmio APCA de melhor espetáculo infantil e Prêmio Coca-Cola Femsa de melhor espetáculo, texto e música em 2004.

Já em 2005, o espetáculo Papagaio Real recebeu indicações para o prêmio Coca-Cola Femsa, nas categorias: melhor espetáculo, música, atriz, texto e figurino.
 
 
BIBLIOTECA MUNICIPAL POETA PAULO BOMFIM
Rua Cunha Moreira, 71 - Centro
11.740-000 - Itanhaém - SP
Fone: (13) 3426-1477
Blog: bibliotecaitanhaem.blogspot.com
 
 
 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Itanhaém superou mais uma vez a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado pelo Ministério da Educação (MEC) e que funciona como indicador de qualidade educacional, combinando informações de desempenho e rendimento escolar. O índice é calculado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira, através da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Brasil (SAEB).
O índice nacional do IDEB para os municípios brasileiros foi de 4,6 para os anos iniciais, ou seja, 1ª e 4ª séries. Já nos anos finais, 5ª e 8ª séries, o índice foi de 4,0. Quando observado o resultado das escolas municipais de Itanhaém, nas séries iniciais, a Cidade alcançou o resultado de 5,4, antecipando a meta estabelecida pelo IDEB para o ano de 2013. Já nos anos finais, as escolas do Município alcançaram 4,3, superando em 0,3 o índice previsto para 2009.
saiba mais em  http://www.itanhaem.sp.gov.br/educacao/
fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/educacao/

escola Britannica